- Então vamos lá...- disse JK Rowlling certo dia.
Sentada diante da mesa e das folhas de papéis...Hum...Folha de papel?? Risca aí. Substitua por máquina de escrever...[Alô...Ela publicou Harry Potter na Inglaterra em 1997! E na INGLATERRA! Não é Brasil, lá certamente já era comum todos terem um computador em casa.]Okay. Okay escrito como eles falam. Ó-K-E-I.Vamos tudo de novo.
- Então vamos lá! - disse JK um dia.{Jk?? Juscelino Kubtehsk [Olha, eu acho que vc escreveu o nome errado...Aliás, o sobrenome]...K-U-B...Ah deixa pra lá...Bem, é o ex-presidente do Brasil ou o John Kennedy??}
Reescrevendo mais uma vez.
-Então vamos lá! - Disse a autora de Harry Potter certo dia.Sentada diante do seu COMPUTADOR, ela pensava no que escrever na próxima cena. Já tinha passado para o word tudo o que estava rabiscados naqueles guardanapos de uma casa de café, lugar em que simplesmente a idéia de um bruxinho saltara do seu inconsciente para o seu consciente. [Essa frase ficou estranha!] {Também acho!}[Talvez ficaria melhor se você escrevesse "ela arregaçou as mangas"]{Mas não seria chavão?}[Ela não está escrevendo um texto jornalístico!}[Fato!]
Reescrevendo.
(...)
...Sentada diante do seu computador, ela arregaçou as mangas para começar o seu trabalho, mas não chegou a encostar nas teclas. Parou ao perceber que não sabia o que escreveria na próxima cena. Já tinha passado para o word tudo o que estava rabiscados naqueles guardanapos de uma casa de café, lugar em que simplesmente a idéia de um bruxinho saltara do seu inconsciente para o seu consciente.
[Ela insiste na frase estranha...]{Sugestão para melhorar?}[Hum...Por enquanto não!]
Agora, no entanto, nada vinha clarear suas idéias. Como continuar a cena?? Harry se rebelaria, ficaria contente, não acreditaria naquela história...E onde ficaria a escola de bruxaria?? E qual o nome da escola?Ela tentou escrever. Meia hora digitando frenéticamente. Releu o que escreveu, apenas para apagar tudo de novo. E tentou mais uma vez. E apagou mais uma vez. Escreveu de novo. Apagou de novo. Escreveu. Apagou. Escreveu. Apagou. Já digitava com fúria, mas nada que escrevia era do seu agrado. Suspirou.No relógio do seu pulso descobriu que já estava ali há mais de duas horas.
- É, tem dias que não tenho nenhuma inspiração...- rendeu-se.
-----------------------------
Escrever é um suplício, para quem gosta de escrever, já dizia o jornalista Ricardo Noblat. Eu completo. E para quem saber escrever. E para quem tem uma imaginação vasta. E para também os autores famosos.
A cena descrita acima é totalmente fictícia, mas não devem ser raras entre autores talentosos. O que dirá, então, dos iniciantes?Há dias em que nada vem á nossa mente, outros em que simplesmente as idéias pipocam dentro de nossas cabeças e escrevemos, melhor, digitamos por horas seguidas.
Enquanto escrevemos, somos atormentados por várias vozes. Uma delas é a nossa própria, corrigindo nossos erros. Como se estivessemos conversando com uma outra pessoa, criamos diálogos em nossas cabeças sobre como deveria ser tal cena. Como no começo desde texto.Outras vezes somos incomodados pelos nossos personagens. Sim, eles tem vida própria e sempre nos dizem "Opa, eu não agiria dessa maneira nessa situação".Insipirados, já sofremos com essas "interrupções", o que dirá de quando não temos a mínima idéia do que escrever?? É complicado.Escrevi esse texto justamente por não ter nada melhor, por não ter a menor inspiração.
Espero que o próximo seja melhor.
Sunday, October 22, 2006
Processo de produção dos meus textos
Posted by Karina Tiemi at 5:44 PM
Labels: Meus contos
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
6 comments:
Nossa texto mô viagem uhuuuuu sóóó!
haha não mas falando sério Ricardo Noblat te afetou hein ow,mas a mim tbm,é FATO!!! =D
ow nem vem isso dai foi uma indireta para as pessoas chatas que ficam pedindo pra vc atualizar haha,mas deixa eu te avisar,essas pessoas não vão parar de te echer vai por mim =P
seus textos são legais até quando vc acha que não são bocó!
bjos
êêê... atualizado! rsrs
Personagens têm vida própria? Ah, imagina... Isso acontece mesmo? rsrsrs... Os nossos são até amigos huahuahua (ou não O.o rsrs)
Sei que às vzs falta inspiração ou mesmo ânimo pra escrever... Ms nesses momentos sempre terá um (a) chato (a) por perto pra gritar: ESCREVE!! rsrsrs (Se bem q eu faço isso contigo há anos e ultimamente não ando tendo resultado, enfim... A gente tenta, né? rsrsrs) Vc já tem o principal q é talento, inspiração é o de menos... Mesmo quando ela falta, cê sabe que em algum momento ela vai voltar rsrsrs
Bjinhs, moochan!
Huahuahauaha, será que eu irritei a Karina de tanto que a enchi p/ atualizar?
Conseguiiii!!! Conseguiiii!!!
Óh, mas fique sossegada que foi só daquela vez, tá. Já me frustrei que vc não respondeu e parei! KKKKKKK. Criança mimadinha escrevendo, rs.
Então, adorei sua "viagem". Gosto de textos assim. Mesmo sem saber o que escrever, criou um belo texto falando sobre isso :P
Garota esperta.
Ai ai, com a Karina no meio jornalístico, não tem pra mim nem pra ninguém.
*Tô ferrada, vou passar fome, rs.
Bjos.
Vc tava sem inspiração quando escreveu esse texto? O_O
Q coisa não? huhuhuhuhuhuhuhuhuhu
ficou bem legal, desculpe a demora
em postar... :*********
Jorge said...
vc ja fala q o texto é ruim, pra q vou ler isso?
7:04 PM
Jorge said...
BOCÓ
7:05 PM
Elisa said...
MEU BLOG NÃO É MURAL
MEU BLOG NÃO É MURAL
MEU BLOG NÃO É MURAL
MEU BLOG NÃO É MURAL
MEU BLOG NÃO É MURAL
MEU BLOG NÃO É MURAL
MEU BLOG NÃO É MURAL
MEU BLOG NÃO É MURAL
MEU BLOG NÃO É MURAL
MEU BLOG NÃO É MURAL
USE O E-MAIL PARA BATER PAPO COM A ALLINE
USE O SEU E-MAIL PARA BATER PAPO COM A ALLINE
USE O SEU E-MAIL PARA BATER PAPO COM A ALLINE
ATUALIZAR TUM TUM TUM
ATUALIZAR TUM TUM TUM
ATUALIZAR TUM TUM TUM
ATUALIZAR TUM TUM TUM
HAHAHAHA ,SÓ PRA NÃO PERDER O COSTUME =P
9:14 PM
Post a Comment