Sunday, January 27, 2008

Resenha

Mangá e animê, muito mais do que entretenimento


Livro de jornalista traz artigos de diversas personalidades da divulgação dos quadrinhos no Brasil

Por Karina Tiemi

Para aqueles que são céticos em relação às histórias em quadrinhos como veículo de comunicação e sua utilização de forma didática, o livro "Cultura pop japonesa" deve quebrar esses preconceitos. Organizado pela jornalista Sonia B. Luyten, sua leitura é essencial para entender a importância do mangá, em particular, sem deixar de lado o fato de que esse produto japonês só tomou a proporção no mercado brasileiro que tem hoje, graças aos desenhos animados nipônicos, os animês.

Formada na faculdade Cásper Líbero, Sonia Luyten é um dos nomes mais reconhecidos em se tratando de mangá, pois, já na década de 90, ela discutia sobre o assunto em seu livro "Mangá: o poder dos quadrinhos japoneses".

Em "Cultura pop...", ela reuniu textos de profissionais de diversas áreas em torno desse veículo de comunicação japonesa. São mais de dez artigos que abordam o mangá sob diversos assuntos e ângulos. Assinado por nomes conhecidos, como Alexandre Nagado, Cristiane Sato, Erica Awano, entre outros, os textos discutem desde a influência dos quadrinhos japoneses nas publicações brasileiras, como produto da indústria cultural, até a sua forma como agente cultural ou instrumento didático.

O livro ganha pontos em selecionar autores que tratam de assuntos densos de maneira leve e rápida, que não os deixam ser, de forma alguma, maçantes. Leitura obrigatória para os fãs e interessados no assunto.

Serviço
Cultura Pop Japonesa
Autora: Sonia B. Luyten
Editora: Hedra
Páginas: 143
Preço: variando entre R$ 18 e R$ 26

0 comments: