Sunday, January 27, 2008

Resenha

Conexão Oriente

Tradição e entretenimento misturam-se em site sobre a cultura oriental

Por Karina Tiemi

O fanzine "Conexão Oriente", como o próprio nome diz, é um elo com a cultura dessa região. No ar há quatro meses, o veículo é mantido pela jornalista Sildelane Marques e mais seis co-fundadoras, além de quatro colunistas. A maioria dos textos são sobre o Japão e a Coréia, mas o objetivo é abranger todos os países do Oriente. O site traz resenhas de filmes, mangás, novelas, além de notícias sobre moda, atores e cantores.

Fora do campo do entretenimento, há informações sobre cultura tradicional e curiosidades sob a ótica de quem está ou já esteve no país, como é o caso das colunas da psicanalista Sandra Bose e da professora Carmen Lucia Tsuhako (que está no Japão). São diversos olhares sobre essa cultura mística e exótica que modelam os textos, publicados em forma de blog (posts). Leitura leve, mas com bastante conteúdo.

Serviço
Conexão Oriente
http://conexaooriente.wordpress.com

Resenha

Magia e aventura são as fórmulas de"A viagem de Chihiro"

Desenho conta as peripécias deuma garota em um mundo fantástico

Por Karina Tiemi

Chihiro é uma menina mimada, emburrada por estar em mudança para uma nova cidade. Durante a viagem, junto com seus pais, ela se perde na estrada e encontra um túnel com uma estranha estátua. Curioso, o pai incentiva a sua família a entrar, contra a vontade da garota. Eles descobrem um parque de diversão aparentemente abandonado, mas repleto de comidas deliciosas. O casal não hesita em comer sem pedir licença.

Não contente com essa situação, Chihiro resolve passear por conta própria e descobre que o local não é um simples parque. Na verdade, trata-se de uma casa de banho para os Deuses. Quando ela corre de volta ao local que seus pais estavam, outra surpresa: eles foram transformados em porcos pela feiticeira proprietária da casa, Yubaba.

Para não ser transformada em animal também, resgatar seus pais e ainda voltar para casa, a menina submete-se a trabalhar para a bruxa. No entanto, Chihiro recebe o apoio do misterioso Haku, um jovem aprendiz de Yubaba, que lhe ajuda a superar todos os desafios e se tornar uma garota mais forte e determinada.

No decorrer da trama, falam mais alto o amor que a menina sente pela família, pela vida, e os valores da amizade, sem os quais, provavelmente, Chihiro não sobreviveria no mundo fantástico.

Hayao Miyazaki explica, com essa produção, porque é um dos diretores mais respeitados do gênero no planeta. "A Viagem de Chihiro" recebeu o Oscar de melhor filme de animação e foi o primeiro longa-metragem animado a receber o prêmio Urso de Ouro.

Ficha Técnica
A viagem de Chihiro
Gênero: Desenho
Duração: 124 minutos
Diretor: Hayao Miyazaki (2001)

Resenha

Drama de Kim Ki-duk reflete sobre problemas da sociedade urbana
Solidão, materialismo e exclusão social são temas explorados em "Casa Vazia"

Por Karina Tiemi

Tae-Suk invade as casas sem nenhum pudor. Dorme, toma banho e come os alimentos da geladeira. A técnica para descobrir se a casa está vazia é eficiente: ele deixa panfletos de propagandas na porta e, depois de um certo período, retorna para verificar se continuam ali. Uma vez dentro da casa, ele faz alguns serviços domésticos, conserta objetos e o que puder fazer para pagar sua "estadia".

Em uma dessas invasões, encontra uma jovem esposa infeliz, Sunhwa, vítima de agressões pelo marido, a qual é seduzida pelo modo de viver do misterioso invasor. Um romance como qualquer outro. Não fosse o fato de que o casal não troca quase nenhuma palavra o filme inteiro, em alusão à marginalidade dos personagens de uma sociedade em que possuir uma moradia e um casamento estável é fundamental, ainda que tudo isso seja apenas fachada. E esse é apenas um ponto de discussão que o filme aborda.

A solidão da sociedade contemporânea, principalmente na vida urbana, a tentativa de sentir-se parte de uma família, o consumismo e o materialismo são outros aspectos abordados no filme.

Nesta produção, o diretor simplesmente trabalha com aquilo que é a essência do cinema, a imagem. Sentimentos como alegria, tristeza e raiva são transmitidos apenas com gestos e o modo como as cenas são dirigidas pela maestria de Kim Ki-duk é cativante, de maneira a não tornar o filme entediante. O final é uma curiosa analogia da obrigação de que todos devemos nos adaptar às regras sociais, de um jeito ou de outro, ou pelos menos fingir.

Ficha Técnica
Casa Vazia
Gênero: Drama
Duração: 95 min
Direção: Kim Ki-Duk (2004)

Resenha

Mangá e animê, muito mais do que entretenimento


Livro de jornalista traz artigos de diversas personalidades da divulgação dos quadrinhos no Brasil

Por Karina Tiemi

Para aqueles que são céticos em relação às histórias em quadrinhos como veículo de comunicação e sua utilização de forma didática, o livro "Cultura pop japonesa" deve quebrar esses preconceitos. Organizado pela jornalista Sonia B. Luyten, sua leitura é essencial para entender a importância do mangá, em particular, sem deixar de lado o fato de que esse produto japonês só tomou a proporção no mercado brasileiro que tem hoje, graças aos desenhos animados nipônicos, os animês.

Formada na faculdade Cásper Líbero, Sonia Luyten é um dos nomes mais reconhecidos em se tratando de mangá, pois, já na década de 90, ela discutia sobre o assunto em seu livro "Mangá: o poder dos quadrinhos japoneses".

Em "Cultura pop...", ela reuniu textos de profissionais de diversas áreas em torno desse veículo de comunicação japonesa. São mais de dez artigos que abordam o mangá sob diversos assuntos e ângulos. Assinado por nomes conhecidos, como Alexandre Nagado, Cristiane Sato, Erica Awano, entre outros, os textos discutem desde a influência dos quadrinhos japoneses nas publicações brasileiras, como produto da indústria cultural, até a sua forma como agente cultural ou instrumento didático.

O livro ganha pontos em selecionar autores que tratam de assuntos densos de maneira leve e rápida, que não os deixam ser, de forma alguma, maçantes. Leitura obrigatória para os fãs e interessados no assunto.

Serviço
Cultura Pop Japonesa
Autora: Sonia B. Luyten
Editora: Hedra
Páginas: 143
Preço: variando entre R$ 18 e R$ 26

Saturday, January 26, 2008

Zashi blog

E as férias estão acabando...Ninguém merece!
Mas o saldo foi positivo, viajei bastante! Acho que deu pra descansar bastante!

Mais uma vez vou pedir colaboração para comentarem ou pelo menos visitarem o blog da revista Zashi =D! Zashi Blog! Comentem, principalmente nos meus posts! rsrs Ah, mas não precisa dizer que são meus amigos! rsrs

Eu tinha algo mais a comentar, mas esqueci. Fica para o próximo post!

Té mais!

Saturday, January 19, 2008

Copacabana, princesinha do mar!


E cá estou eu! Posso dizer que sobrevivi ao Rio de Janeiro!

Mas não me interpretem mal, o que eu quero dizer é que me reestabeleci das 'ressascas' de uma viagem super corrida na qual eu já fui doente e voltei pior ainda! rsrs

Dor de cabeça, dor de estômago, dor nas costas, cólicas e outras coisas a mais. Como eu desejei que a sexta feira a noite chegasse logo, para poder dormir 12 horas seguidas e descansar devidamente! Ufa!


Apesar dos "efeitos colaterais", consegui me divertir um pouco por lá. Era formatura da Lucy, terminou a faculdade de direito, coisa chique! Foi emocionante, mas confesso que em nenhum momento me coloquei em seu lugar, apesar deste ano também ser a reta final para mim ( e para maior parte dos leitores deste blog). Sei lá, não curto participar muito de colação não! rsrs

Ainda deu tempo para conhecer Copacabana e a Urca! Bem rápido, coisa de menos de duas horas em cada lugar, mas com direito a vista do Pão de Açucar, do Cristo bem pequenininho e de caranguejo quase picando a traseira de um senhor!

Valeu a pena!


Mudando de assunto, tem mais duas resenhas novas (nem tão novas assim), no site da Zashi! Por favor, visitem e aumentem o número do contador online =D! Uma das resenhas é sobre o filme do diretor coreano Kim Ki-duk. "Casa Vazia" é um dos meus filmes preferidos! É um filme que te faz pensar! Particularmente, adoro os filmes sul-coreanos! Pelo menos os poucos que vi até agora!