Thursday, August 30, 2007

Sessão Flog

O FIM DE UM CICLO



Fotos 1 e 2: Karina Tiemi
Fotos 3: Marcelo Koizumi

Tuesday, August 28, 2007

Sem título

As relações humanas são complicadas, não dá para fazer como nos filmes, separar pessoas boas de pessoas más. Somos todos bons ao mesmo tempo somos todos maus. Acho que a diferença está na intenção de ser isso ou aquilo, quando escolhemos livremente fazer bondade ou maldade. Não me refiro á ações filantrópicas ou assassinatos, mas falo das pequenas atitudes do dia a dia.

Em um dia sou injustiçada, no dia seguinte cometo injustiça. Quem tem o direito de me julgar? E quem sou eu para julgar os outros, mas mesmo assim faço meus julgamentos (errados). Sou humana, mas as pessoas, inclusive eu, já se habituaram a condenar os outros por algumas atitudes sem nem ao menos descobrir os motivos de tais ações. É foda.

Eu erro, e muito, erro sim. Já falei mal de muita gente e mordi a língua, por que posteriormente foi uma dessas pessoas que mais demonstrou alegria por minhas conquistas, mas também já gostei de muita gente e quebrei a cara.

Acho que a minha “intuição feminina” está com defeito. Enfim, não sou boa e nem má intencionalmente. Sou apenas uma pessoa que se confunde e continuará se confundindo na complexidade das pessoas e que muitas vezes age / pensa errado, mas algumas vezes acerta.

Vão me condenar?

Friday, August 24, 2007

Aquarela do Brasil

Abro os olhos e vejo diante de mim uma imensa variedade de cores: amarela, preta, vermelha, branca. Asiáticos, africanos, europeus, americanos. Reunidas, essas cores formam uma aquarela. Do Brasil.
O Brasil possuí um passado repleto de imigrações e isso torna difícil construir uma única identidade cultural. Temos referências de diversas crenças, costumes e hábitos que se misturam e criam uma nova cultura: a do alemão que samba, joga futebol, come sushi e toma chimarrão.
Com tantas variedades, eu me dou o direito de escolher e me aprofundar em uma cultura. Por isso me vejo como japonesa, apesar de ser mestiça. É uma cultura que me fascina e, por não ter sido imposta á minha educação quando criança, eu procuro conhecer um pouco mais sobre ela todos os dias.
Conflito de identidade? Não vejo assim. O nosso passado nos permite isso. E não renego o meu país. Sou uma cor do Brasil, sou amarela. Sou uma japonesa do Brasil.
A sociedade vê a mulher japonesa como pequena e submissa, ainda dependente dos homens, em uma vida apagada. Acredito que me vejam assim também.
No entanto a realidade é diferente, basta olhar para a moda japonesa. Hoje em dia é fácil encontrar jovens andando com mini-saias e de cabelos coloridos andando pelas ruas de Tóquio. Uma mudança significativa que mostra que as japonesas são determinadas, de personalidade própria e criativa. Mostra que elas não são tão pequenas assim, não levam uma vida em preto e branco, pelo contrário. Elas são coloridas.
É dessa maneira que eu gostaria de ser vista.
_______________________________________________________________
Texo elaborado para a aula de Jornalismo Social e Comunitário, respondendo como eu me vejo, como a mídia/sociedade me vê e como gostaria que me vissem.
_______________________________________________________________

Thursday, August 23, 2007

Sessão Flog

AMO MUITO...
(Bruna e Marina)

...Essas garotas!!

(Bar Capital da Vila)

E preciso muito...Ir ao bar com elas!!!

Saudades MASTER!!

Elas deviam ter escolhido jornalismo também, unf =P!

Tuesday, August 21, 2007

Deu nos jornais...

Ontem de manhã, um avião da China Airlines pegou fogo ao pousar no aeroporto de Naha, na ilha japonesa de Okinawa. Os passageiros e a tribulação fugiram pela pista antes que o Boeing 737-800 explodisse. Das 165 pessoas, apenas três se feriram.

Fonte: O Estado de S. Paulo

---> Até nas tragédias eles conseguem ser mais eficientes.

Curiosidade:

Se quem rasga dinheiro é louco, o que dizer de quem “come” ouro??

O ouro comestível foi apresentado na maior feira da indústria farmacêutica, a Interphex Japan. Trata-se de uma folha de ouro comestível que pode ser ingerida pura ou com café e pode ter a forma que o cliente quiser, desde kanji (ideograma japonês) até corações, produzido pela empresa Tsukioka. O ouro deve auxiliar na renovação do corpo humano, segundo a empresa.

Fonte: Made in Japan/ MSN Seu Dinheiro

---> É, por que lá eles podem se dar á esse luxo...

Thursday, August 09, 2007

Love, Love me do!

Feiras de livros

Adoro feiras de livros, você sempre encontra cada “achado” por lá. Assim como nos sebos. Na última vez que entrei em um sebo, encontrei o livro “Retratos Japoneses” por 5 reais.
Hoje, em uma feira de livro, mini-feira para ser exata, encontrei a edição ilustrada de “Viagem ao Japão”, traduzido pela Renata cordeiro. E assim eu consigo me informar, de forma BARATA, sobre o país que pretendo trabalhar, ou pelo menos estagiar por 5 meses com uma bolsa da entidade de origem dos meus avós (Yamaguichi-ken).
No entanto, o que eu adorei encontrar foi um livro sobre os Beatles do jornalista Roberto Muggiati pela bagatela de R$ 5, 00 e imediatamente comprei 2, um pra mim e outra pra Elisa (não podia deixar de lembrar dela, fã-mor dos Beatles...Foi baratinho, mas foi de coração hehehe!).
Eu curto Beatles, mas realmente pouco ou nada sei sobre a história deles. Sei o básico, 4 meninos de Liverpool que cantam Twist and Shout, Yesterday, Help, Hey Jude, etc, etc, etc. E que John Lennon foi assassinado. Vai ser interessante descobrir algo mais sobre eles.
Também baixei um documentário chamado “E.U.A contra John Lennon”, mas ainda não assisti. Eu queria mesmo era conseguir um documentário que eu assisti quando era bem mais nova, mas não lembro o nome e só lembro de uma cena do quarteto (fantástico?) correndo pelas ruas, fugindo das fãs enlouquecidas, mas, ao dobrar uma esquina um deles caí e os outros caem por cima. Não sei por que somente essa cena gravou na minha memória, mas gostaria de revê-la. Na verdade também lembro do clipe de Lennon cantando Imagine e da Yooko enfiando peças de xadrez na boca dele, mas não tenho certeza se era isso mesmo e se fazia parte do mesmo documentário, mas enfim...


The Beatles - Love me do
Lennon, McCartney

Love, love me do,
You know I love you.
I´ll always be true
So please love me do,
who ho love me do
Love, love me do.
You know I love you.
I´ll always be true
So please love me do,
who oh, love me do
Someone to love,
somebody new.
Someone to love,
someone like you.
Love, love me do,
You know I love you.
I´ll always be true
So please love me do,
who ho love me do.
Love, love me do,
You know I´ll love you.
I´ll always be true
So please love me do,
who ho love me do

Wednesday, August 08, 2007

Só pra constar!

______________________________________________________­_
Ajudem o mendigo.

Um mendigo no Vale do Anhangabaú, com um pote retangular na mão, sem tampa:
- Me ajuda a comprar um helicóptero??
Não se pode negar a honestidade. _______________________________________________________

Monday, August 06, 2007

De volta à faculdade!

Hoje é dia de volta ás aulas. Acho que a última vez que estive empolgada com isso foi quando entrei no colegial. Depois eu comecei a resmungar, querendo mais férias.
Desta vez não será diferente: 7 semanas não foram suficientes!
Bem, mas não posso dizer que minhas férias foram chatas. Não foram.
Não viajei, mas passei ótimos fins de semana aqui em Sampa mesmo. Complicado morar em uma cidade tão grande e dizer que não há nada para fazer.
Alguns posts atrás, lá pro fim de maio, começo de junho, escrevi aqui sobre o grupo da ACAL de dança. Eles apresentam Yasakoi Soran, Bon Odori (as meninas, é uma dança tradicional japonesa, as outras são mais agitadas) e outras danças. E durante o mês de julho ocorreram várias apresentações: no Tanabata Matsuri, Anime Friends, Festival do Japão (não fui com o grupo, fui no dia seguinte só como visitante!) e ontem no Festival da Azaléia em Guarulhos.
Eu realmente me divirto com essas danças, embora fique toda dolorida por dois ou três dias...A idade pesa!
Ontem foi muito mais divertido por que estou começando a me sentir realmente parte do grupo...Só falta mesmo aprender todas as coreografias...
Além disso, assisti várias novelas japonesas nessas férias: Engine (com meu querido Kimura no elenco), Nobuta wo produce (novelinha básica com núcleo escolar), Majou no Joken (Amor entre professora e aluno), My boss My Hero (Membro da Yakuza fingindo ter 17 anos para terminar o colégio, muito engraçado), entre outras.
Também saí bastante, entre churrasco e bares!
E teve, claro, a visita da minha neechan (irmã mais VELHA!! Hahaha) Lucy!
Férias altamente proveitosas!!
...Mas poderiam durar muito mais de qualquer jeito!

_________________________________________________________
Terminei de ler o livro dos bruxos, “Jonathan Strange & Mr. Norrel” e confeso que, apesar do final ser mais movimentado que o decorrer do livro, não gostei taaaaanto assim. É bem mais sério e mais “real” que Harry Potter e tem suas qualidades, mas cansa um pouco ler 800 e poucas páginas quando a história tem um ritmo um tanto lento...
_________________________________________________________

Wednesday, August 01, 2007

Imagens & Lembranças

Como o fotolog.net anda com frescura para postar minhas fotos e também para permitir comentários de terceiros no por lá, resolvi postar algumas fotos no meu blog tb!


Tutu, o samurai com suas gueixas


Memórias de uma gueixa =D...
(Na verdade nenhuma, já que nenhuma das 3 é japonesa legítima! rs)

Se o kimono da Alline fosse vermelho também, pertenceríamos ao mesmo clã! =p
O clã dos obi amarelos (obi é a faixa da cintura)




_________________________________________________________________

Obs: as fotos foram tiradas no 10º Festival do Japão